sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Como foi o debate na Globo?

Meus amigos,

O que podemos dizer sobre o debate que aconteceu ontem na TV GLOBO?

Na minha humilde opinião o Serra foi bem, foi didático, claro, sem sorrisos falsos, indo direto a pontos concretos e coisas que ele quer fazer e fez. Por outro lado eu acho que a Dilma foi "generalizante" demais, fazendo afirmações do que fará e desde o início lembrando que o governo Lula "fez isso" diz que "fez aquilo"... e que ela é a candidata do "homem". A Marina Silva passou uma imagem muito simpática que a Dilma talvez não tenha, uma sinceridade rara na política brasileira. Acho que o Plínio foi o coringa dos anos 50 do partidão comunista, repetindo slogans e fazendo críticas aos outros candidatos de uma forma educada, sem informações acusatórias... ele foi um simpático Leninista em pleno século XXI.

Como em todo o lugar existe sempre um mas, um porém, um contudo, todavia...

Mas eu senti muita falta de uma verdadeira emoção que no dia a dia da campanha os candidatos sentem, eu não ouvi ataques de posições ideológicas. Os candidatos favoritos não se falaram, não houve embates, não houve cobranças de tudo o que cobram nas campanhas, eles se seguraram o tempo todo, não se mencionou o nome da Erenice, não se questionou nada sobre os escândalos recentes do governo. Também não vi a Dilma, tranquila no seu Ibope questionar erros do Serra nenhuma vez.

A minha grande frustração foi não ver nenhuma briguinha, uma briguinha "à toa" que fosse, como todo brasileiro gosta, principalmente sendo eu o sabedor do grande ódio que nutre os petistas contra os tucanos e vice e versa, nada disso aconteceu...

Os dois candidatos se seguraram, usaram tanto a Marina quanto o Plínio para se questionarem mutuamente na base do "Plínio você não acha que a Dilma..." ou então "Marina você não acha que o Serra..." tudo indireto, tudo pouco dramático, pois os candidatos berram como torcedores do Palmeiras no dia a dia e ficam fleugmáticos, falsamente serenos no debate, é como se falassem "pisando em ovos", pois em uma campanha midiática qualquer erro pode tirar votos. Foi um suave desfile de posições políticas palatáveis com aquele velho Leninista falando sem parar e pontuando tudo com uma alegria de ter virado uma celebridade política nos seus oitenta e poucos anos.

É isso, meus amigos só nos resta saber o que o futuro nos reserva e o futuro começa neste domingo (03/10). Viva a democracia!

Nenhum comentário: