terça-feira, 7 de setembro de 2010

Sigilos quebrados e a democracia


Amigos,

Nesse estranho filme de suspense da quebra de sigilo fiscal de várias pessoas do PSDB e da filha de José Serra teremos ainda muitos episódios pela frente. Existem vários conceitos de democracia e um deles respeita a sociedade civil como um lugar de desejo do país.

Na sociedade livre-democrática o país manda no Estado que tem que servir a sociedade, estimulando o seu progresso, a sua felicidade... mas no Brasil muita gente não acredita na democracia mesmo falando nela, aliás, eles falam nela para não exercer e só acreditam em um Estado como um lugar de onde se tem poder para "tomar" e "domesticar" a sociedade.

Um pensador comunista chamado Antonio Gramsci (1891-1937) criou uma tese famosa de fazer a "revolução comunista entrando no Estado", aproveitando as brechas da democracia e uma vez dentro do poder acabar com ela e fazer o que se acreditava como sendo a salvação da humanidade, o comunismo!

Na prática, o comunismo fracassou mas muitos hábitos de velhos comunas ficaram encravados em suas cabeças. Neste caso da Receita Federal ainda não há provas de que tenha sido obra do PT ou de "aloprados" do governo, mas os procedimentos foram típicos de velhas técnicas da época de Stalin, o Estado sendo usado como instrumento de intimidação. O chefe da Receita Federal tentou justificar o fato como sendo apenas um "balcãozinho de negócios corruPTos", nada a ver com a guerra política.

Meus amigos, os sigilos quebrados eram de membros do PSDB e da filha de José Serra, qual será o desfecho deste filme de suspense? Será que teremos um desfecho?

Nenhum comentário: