quinta-feira, 22 de novembro de 2007

O Brasil e a Burocracia

Amigos, esses dias eu estava lendo o jornal e li que recentemente a ONU divulgou um estudo provando que no mundo a burocracia e seus métodos de “tartaruga aleijada” provocam além de corrupção, prejuízos de mais de 2 Bilhões de dólares por ano.

Já no Brasil a burocracia nasceu em 1.500, ela veio com Cabral nas caravelas e é um dos vícios portugueses plantados aqui. A burocracia visava fortalecer o poder da coroa, tornando os empresários sem iniciativa, dependentes do rei e depois da República, de modo que a sociedade servisse ao Estado e não o Estado servir a sociedade, como é nos países desenvolvidos.

Na realidade, a burocracia inventou o Brasil. A idéia de uma sociedade criativa, empreendedora sempre repugnou os chefes coloniais (eu tinha uma professora de história que sempre dizia isso!) e até hoje as empresas são vistas com desconfiança, já o emprego público é desejado desde a infância. A mãe de um amigo meu dizia: “- Ahhh, quando meu filho quando crescer vai trabalhar no Banco do Brasil”.

A burocracia também dá poder a medíocres para que criem dificuldades e vendam facilidades. Essa é a nossa principal doença de onde vem muitos outros males. Com a aceleração do progresso tecnológico, aumenta o nosso caos de serviços. Nós somos uma carroça velha que tenta andar movida a computador.
A principal revolução desse país seria contra a burocracia. Mas como? Com um governo que é contra as privatizações, que já contratou mais de 40.000 burocratas, que quer acabar com a Lei de Responsabilidade Fiscal. Um governo que acredita no Estado Pai, um estado gigante, um Estado Deus sindicalista, o Estado “Lulão”.
Como é que vai poder ser feita à revolução contra a burocracia?

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom dia,

Meu nome é Christina Coelho, sou jornalista e estive visitando alguns blog´s para concluir uma matéria e o seu me interessou muito.

Gostaria de saber se existe interesse em escrever semanalmente para um jornal de grande circulação com o mesmo teor abordado em seu blog.

Me escreva: ccoelho@uol.com.br